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O WhatsApp foi criado em 2009 e desde então muitos de nós nem sabemos mais o que é enviar SMS. Essa ferramenta de comunicação deu tão certo que existe uma categoria específica, o WhatsApp Marketing, para as empresas criarem uma conexão mais próxima e relevante com seus clientes.
Para as marcas e empresas brasileiras, o sucesso do WhatsApp no país, que já conta com mais de 120 milhões de usuários, só traz vantagens. Então, se você ainda não está aproveitando tudo isso para alavancar as vendas, siga com a leitura para começar a agir hoje mesmo.
Vamos falar sobre o que é o WhatsApp Marketing e suas vantagens, qual é a ferramenta essencial para colocar essa estratégia em prática e dicas de como variar suas ações de modo a ser mais assertivo com seu público.
O WhatsApp Marketing é uma estratégia usada por marcas e empresas, dos mais variados segmentos e portes, para aproveitar ao máximo as vantagens do aplicativo WhatsApp Business, feito exclusivamente para negócios.
Por meio do aplicativo voltado para negócios, as marcas e empresas podem criar diversos tipos de ações para seus clientes e públicos específicos, com diferentes objetivos.
Usar o WhatsApp Marketing de forma sábia e equilibrada serve para promover produtos e serviços, alavancar as vendas, criar uma relação mais próxima e fidelizar clientes.
Mencionamos o aplicativo WhatsApp Business logo de cara porque ele se faz necessário na eficiência e eficácia do seu WhatsApp Marketing. Isso porque ele é diferente do WhatsApp comum, para uso pessoal. Você conhece as funcionalidades da versão business? São as seguintes:
No seu perfil empresarial do WhatsApp Business é possível colocar informações como o endereço da empresa, o site, um e-mail, o horário de funcionamento e qual é o seu segmento de atuação.
São informações relevantes para conferir profissionalismo e aumentar a confiança da pessoa que for salvar o seu contato na lista de contatos dela.
Por conta da possibilidade de configurar o horário de funcionamento do seu negócio, a pessoa que enviar uma mensagem para o seu WhatsApp Business antes ou depois do horário estabelecido, irá receber uma mensagem automática, como um aviso sobre o horário e que a empresa entrará em contato em breve.
Quanto maior a sua lista de clientes cadastrados no WhatsApp Business, mais complicado fica gerenciar esses contatos. Sabendo disso, o aplicativo possui tags para você identificar as conversas e colocar cada uma em seu lugar com categorias.
Outra funcionalidade bem interessante e importante para quem quer iniciar o WhatsApp Marketing e ver resultados é a análise de métricas. Ou melhor, os dados são mensurados para que você ou o profissional responsável faça a análise.
O aplicativo resume e organiza informações como dados de envio e leitura de mensagens, que você pode usar para avaliar a sua performance no aplicativo com seus clientes.
Porque ele é feito para atender às necessidades das empresas na hora de se comunicarem com seus clientes, oferecendo comodidade, utilidades, vantagens e segurança nessa comunicação.
O WhatsApp “normal” não tem as funcionalidades que a versão empresarial oferece, e isso pode dificultar bastante as suas tentativas de se aproximar dos clientes com eficiência e mantê-los por perto com organização para ver os resultados das ações.
Bom, agora você já sabe que a estratégia WhatsApp Marketing funciona melhor quando você usa o aplicativo para empresas, pois ajuda muito a manter a organização e a eficiência das suas ações.
Mas, que ações podem ser essas? Vamos a alguns exemplos, que você pode usar como inspiração e avaliar as que fazem mais sentido para o seu segmento e público.
Use o WhatsApp para divulgar uma promoção ou nova coleção de produtos. Aliás, outra estratégia interessante, integrada a esta, é convidar seus clientes para um evento online de lançamento, onde eles vão poder conhecer as novidades em primeira mão e comprar a preços exclusivos.
Só de pensar em ligar para um SAC, muitas pessoas já ficam estressadas pelo tempo de espera e, ainda mais, se estiverem pagando pela ligação. Evite esse estresse nos seus clientes e ofereça um serviço de suporte ágil e eficiente pelo WhatsApp.
Não espere seu cliente entrar em contato com você para saber se ele ficou satisfeito com a compra. Crie um planejamento para um pós-venda que faça seu cliente se sentir importante, que demonstre a sua preocupação com a satisfação dele.
Mas, faça isso com praticidade e leveza. Nada de pedir para a pessoa responder um questionário cansativo.
Você não precisa oferecer apenas o básico pelo WhatsApp, como anúncios de promoções, suporte e pós-vendas.
Você pode usar a ferramenta para estar presente na rotina dos seus clientes, de forma útil, interessante, até bem-humorada, desde que cada material criado para enviar à sua base de clientes no WhatsApp seja relevante, ou seja, tenha a ver com o seu negócio e seja do interesse das pessoas.
Para finalizar, vamos dar a você algumas dicas muito úteis para quando estiver montando a sua estratégia de WhatsApp Marketing.
Além de pensar nas ações que vai realizar, e como serão as peças específicas de cada ação e as datas de envio, é preciso pensar nos pormenores. Alguns cuidados são essenciais para que as suas estratégias sejam bem aceitas pelos seus clientes.
Não importa se você é um microempreendedor e está começando: não coloque o seu número de telefone pessoal para funcionar no seu WhatsApp Business.
Separe as coisas desde o início, já que a ideia é fazer essa estratégia vingar e, com isso, outras pessoas precisarão ter acesso à conta, além da necessidade de organização dos contatos, das ações e da configuração da conta para transparecer profissional.
O WhatsApp, mesmo sendo a versão Business, é uma ferramenta mais pessoal, que deve ser usada para se comunicar com quem já deu algum tipo de permissão para estar na sua lista. Do contrário, a marca pode passar a impressão de ser invasiva e pouco profissional.
Se você se dispuser a atender seus clientes pelo WhatsApp, esteja ciente de que eles esperam receber a principal vantagem do aplicativo: agilidade.
Então, a menos que você esteja fora do período de expediente (e programe mensagens automáticas para esses momentos), mantenha pessoas treinadas sempre online para responder prontamente às mensagens recebidas.
Mais do que falar pelo WhatsApp apenas com quem já é seu cliente, programe mensagens personalizadas, usando as Listas de Transmissão que o aplicativo oferece.
Assim, você consegue separar seus contatos em grupos com características em comum para segmentar ao máximo a sua comunicação e favorecer o engajamento com a sua marca.
Por fim, caso você tenha compreendido a relevância do WhatsApp Marketing para melhorar a sua relação com seus clientes e alavancar suas vendas, mas, ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo, nós estamos bem aqui para ajudar.
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